lobbythevenetian-608x405

Conseguir upgrade em um hotel não é uma ciência exata, a não ser que você queira desembolsar um valor extra. Mas há algumas dicas que funcionam comigo e que recentemente validei com alguns amigos que trabalham na indústria hoteleira. Uma coisa toda muito concorda… no fim das contas, a pessoa que vai fazer o check in ou o o gerente do dia é que vão decidir se você vai ou não  ganhar um upgrade, então seja sempre extremamente educado(a). As pessoas que trabalham no balcão de checkin acabam tendo que lidar com pessoas mal humoradas o dia todo e um sorriso e um papo educado abrem muitas portas.

1. Pergunte – Muita gente perde a oportunidade de ganhar um upgrade porque simplesmente não pergunta. Pergunte: Vocês teriam algum upgrade disponível? Alguns hotéis já tem um custo para o upgrade e eles vão te informar o valor e você tem a opção de aceitar ou não. Mas não raro, você pode conseguir um upgrade sem custo extra. O segredo aqui é não apelar pra atitude, como se a pessoa tivesse a obrigação de te dar o upgrade. E agradecer educadamente mesmo se a pessoa informar que não conseguiu. Em uma ocasião eu apenas puxei conversa, com o Dylan no colo, dizendo que tínhamos dirigido o dia todo pra chegar lá e perguntei se eles não teriam um quarto espaçoso pro Dylan poder correr um pouco. Dito e feito, upgrade garantido!

2. Avise se estiver comemorando uma Data Especial – Se você estiver comemorando aniversário de casamento, lua de mel, aniversário de uma das pessoas que vão se hospedar no quarto, mencione na reserva. Mas não minta. Uma dica que um dos meus amigos que trabalha em hotel sugeriu é que você pode tentar tornar qualquer ocasião especial: minha esposa foi promovida no trabalho e eu estou fazendo uma surpresa. É nossa primeira viagem sozinhos desde que nosso filho nasceu. E por aí vai. Não garante que você vá ganhar o upgrade, mas aumenta e muito as suas chances. Em um dos nossos aniversário de namoro, o marido mencionou na reserva do hotel que estávamos comemorando aniversário de namoro e que aquele tinha sido o primeiro hotel que visitamos juntos e eles procuraram nossa reserva de anos atrás e nos colocaram no mesmo quarto e nos mandaram champanhe e frutas na chegada.

vistadoquartohawaii

Vista do nosso quarto no Hawaii

3. Faça o dever de casa – Upgrades em hotéis podem ter conotações diferentes. Primeiro veja se existe mesmo a possibilidade de upgrade. Alguns hotéis menos estrelados tem os quartos mais ou menos padrão para todos os quartos e pode ser que não faça a menor diferença. Em outros, pula de quarto normal para uma suite na cobertura. Em alguns significa um quarto maior, ou quarto renovado recentemente, ou mesmo uma vista para o praia, pras montanhas ou para um lado da cidade. Dê uma olhada nas opções no hotel e já vá sabendo exatamente o que você quer. Num dos hotéis que fiquei recentemente, expliquei que sou fotógrafa e pedi uma vista para o nascer do sol. O quarto não era muito diferente dos outros, mas tinha a vista que eu queria.

4. Horário do dia –Para ter maiores chances de conseguir um upgrade o ideal é chegar entre 4 e 6 da tarde, porque a essa altura, o sistema já estará atualizado com as reservas, cancelamentos de última hora e o pessoal que faz checkin já terá uma boa ideia de como está o hotel. Se estiver cheio, geralmente as chances de conseguir um upgrade diminuem.

lobbythevenetian

Lobby at the Venetian

5. Dia de Semana ou Fim de semana – É muito importante saber se a cidade recebe mais visitantes em negócios durante a semana ou para o lazer no fim de semana e  tente marcar a sua estadia no oposto. Washington DC por exemplo, a não ser que tenha alguma coisa especial acontecendo, no fim de semana é o periodo ideal para cacifar preços mais baixos e upgrades. Já Las Vegas, de sexta a domingo tem preços reconhecidamente mais caros. Suas chances aumentam se você estiver na cidade de domingo a quinta feira.

6. Baixa temporada/Alta Temporada – A regra aqui é tentar se hospedar e, consequentemente tentar um upgrade quando for baixa temporada na cidade. Se for altíssima temporada, você pode tentar, mas vai ser muito mais complicado. Hotéis lotados, a não ser que você dê sorte de darem o último quarto para alguém e terem que te realocar em outro.

7. Cartão de Fidelidade – Essa é básica, mas vale lembrar. Fazer o cartão de fidelidade do hotel, mesmo que você a principio não pretenda voltar ao hotel(ou ir a outro da rede) muitas vezes. Primeiro, porque é de graça. Segundo, que hoje em dia, só por ser filiado, alguns hotéis dão várias coisinhas para os hóspedes. Em alguns hotéis você pode transformar a estadia em milhas na sua companhia aérea favorita. Na rede Omni por exemplo, só por se inscrever, você ganha WiFi Gratuito, Agua no quarto e Bebidas como suco, café e chá no quarto de manhã, além de outras coisinhas. Alguns hotéis tem promoções por tempo limitado de upgrade instantâneo para seus associados. E na hora do checkin, mostre o seu cartão e pergunte pelo upgrade. 🙂

8. Onde você reservou – Essa quem me contou foi um dos meus amigos é gerente de um hotel. Onde você reserva faz diferença na hora de um upgrade. Portanto se você reservou em sites como Expedia, Orbitz, Hotwire e Priceline suas chances diminuem automaticamente. Aqui eu abro um parenteses para dizer que já recebi upgrade várias vezes mesmo tendo reservado pelo Priceline, mas foi combinado com algumas das situações favoráveis que descrevi acima. A última foi em Hilton Head, eu contei que era meu aniversário e que estávamos vindo de uma experiência não tão boa em outro hotel e que achei aquele hotel na última hora pelo Priceline. Perguntei como não quer nada se todos os quartos tinham vista para o mar. Não, não tinham, mas a recepcionista me deu um upgrade, não era a vista de frente, mas ganhamos uma vista parcial da praia, que já foi ótimo, além de nos acomodarem 4 horas antes do horário previsto pro check-in. Isso porque era baixa temporada e durante a semana. Mas voltando a razão de ser importante onde você reservou, segundo o pessoal da área, reservar diretamente no hotel te dá uma vantagem na hora do upgrade e além disso, vários hotéis estão brigando para ter o menor preço no site deles, então procure, porque muitas vezes vale a pena!

9. Erros do Hotel? Nossa última experiência de upgrade por causa de erros do hotel foi em Las Vegas. Estavam reformando o hotel e nos colocaram num quarto recém pintado. Como o cheiro de tinta era fortíssimo, depois de entrarmos no quarto, liguei para a recepção e muito educadamente perguntei se havia possibilidade de nos mudarem de quarto, porque tínhamos uma criança pequena com a gente e o cheiro de tinta estava muito forte. Não só nos mudaram de quarto, mas nos colocaram numa suite com hidromassagem.

D. curtindo a Hidro

D. curtindo a Hidro

10. Preço do hotel – Se você escolher o quarto mais barato do hotel e ainda pagar pela Expedia por exemplo(nada contra eles, mas é o exemplo que todo mundo da rede hoteleira usou), de novo, suas chances tendem a diminuir. Querendo aumentar as suas chances, escolha o segundo em preços. As vezes, a diferença de poucos dólares pode te proporcionar uma experiência muito mais interessante!

Fonte: Aprendiz de Viajante

Você pode gostar também:

Casal Inglês está viajando o mundo há 8 anos em uma Van

10 lugares pelo mundo que pagam para você morar lá

10 dicas para viajar com tranquilidade

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta