Viagem para Índia – Exercite todos os seus sentidos e descubra um país realmente único e fascinante: conheça 14 lugares para visitar na Índia.

viagem para india
Se protegendo do sol no Forte de Amber, em Jaipur

Exótica, colorida e iluminada, a Índia é daqueles lugares para elevar todos os sentidos de quem a visita. Nessa lista, você vê 14 lugares imperdíveis para incluir na sua viagem para a Índia, juntamente com a melhor época para visitá-los, baseado no clima, eventos culturais, custo e sazonalidade.

Bangalore (Bengaluru)

viagem para india - Bangalore

Todo o movimento e luzes da Brigade Road em Bangalore

Que San Francisco, que nada – é a vez de Bangalore brilhar na cena tecnológica mundial! A cidade sedia inúmeros tipos empreendedores de informática. Toda essa modernização também gerou uma infinidade de opções de compras na cidade, como as da movimentada Brigade Road e seu luxuoso UB City Mall. Existe também uma intensa cena gastronômica e de bares – cervejas artesanais são um hit por lá, e o elegante Mavalli Tiffin Rooms é uma ótima opção de noite.

O trânsito é tão intenso quanto sua população, e os novos edifícios vão se misturando na paisagem em frente aos olhos dos visitantes. Mas quem ruma para o centro da cidade, encontra belos prédios da era colonial preservados, como o Palácio Bangalore (inspirado em Windsor) e os belos jardins do Parque Cubbon.

Melhor época para visitar: setembro a fevereiro

Delhi

viagem para india - Nova Delhi

Hora de reflexão em frente à mesquita Jama Masjid em Delhi

Delhi é o centro governamental e cultural da Índia, e tão grande, intensa e movimentada quanto pode se imaginar. Faz muito (muito!) calor no verão, frio no inverno, mas pelo menos a topografia é totalmente plana, tornando mais fácil se locomover pelas ruas e sair por aí comendo golgappa (panipuri) e chaat papdi (tipo de donut com pão frito).

Ainda assim, prefira usar o metrô se puder. Peça um coquetel no Imperial Hotel, passeie pelos bazares da Velha Delhi, descubra o Forte Vermelho que tem cara de planeta Marte, e termine o dia meditando no belo e sereno templo Bahai. Luxo puro!

Melhor época para visitar: outubro a novembro

Chennai

viagem para india - Chennai

Encante-se com o fascinante Templo Kapaleeshwar em Chennai

Muitíssimo quente e famosa por seu trânsito, Chennai pode custar um pouco a mostrar seus charmes. Vibrante e colorida, está repleta de templos de cores intensas e outras belezas artísticas. A comida local se inspira nas raízes da cidade e sua localização no sul: inclua no café da manhã um idli – bolinho de arroz –, no almoço frango chettinad apimentado, e um delicioso café filtrado.

Vá até o coração colonial de George Town e explore o Forte São Jorge – construído pela British East India Company – com seus arredores peculiares. Para um momento de paz, caminhe pelos gopurams ao redor, torres de templos antigos absolutamente incríveis.

Melhor época para visitar: dezembro a março

Hyderabad

viagem para india - Hyderabad

O charme relaxante das mesquitas e monumentos de Hyderabad, na Índia

A Cidade Antiga de Hyderabad é a pura essência da Índia antiga. As vacas andam pelas ruas estreitas e cheias. Vendedores anunciam seus produtos aos gritos no mercado e os aromas de chai e biryani tomam conta do ar.

O famoso monumento Charminar e as antigas mesquitas, como a Mecca Masjid, se destacam na paisagem e lembram o passado rico da cidade. É também uma cidade de extremos: no oeste, a “Cyberabad” vai fazer você se perguntar se não foi parar no Japão moderno. Mas se o tempo for limitado, mantenha o foco no coração histórico da cidade e sua impressionante arquitetura.

Melhor época para visitar: novembro a fevereiro

Jaipur

viagem para india - Jaipur

A beleza dos salões do Palácio de Jaipur

Apelidada de “cidade rosa” por seus prédios de cores características, Jaipur simplesmente brilha. Tudo se aglomera ao redor do Palácio Central, onde a antiga família real ainda mora, e há muito o que ver. Tire uma foto do Jal Mahal, um palácio flutuante sobre a água; visite o Govind Dev Ji, um templo simbólico que faz parte de diversas lendas; e encante-se com o Jantar Mantar, um observatório astronômico considerado patrimônio da UNESCO.

Quer mais animação? Encare o bazar no centro da cidade, ou junte-se às multidões barulhentas em uma sessão no cinema Raj Mandir – um dos mais famosos do país.

Melhor época para visitar: novembro a fevereiro

Kerala

viagem para india - Kerala

Quando o Mar Arábico encontra as rochas da praia de Kovalam, em Kerala

Cenário do livro premiado com o prêmio Booker “O Deus das Pequenas Coisas”, Kerala é um deslumbrante paraíso tropical no sul da Índia. Águas borbulhantes, longas faixas de praia e imensas jaqueiras e cajueiros carregados compõem a paisagem. Se quiser um oásis longe do barulho das multidões do resto da Índia, esse é o seu lugar.

Caminhe pelas Montanhas Azuis dos Gates Ocidentais, e encante-se com as cachoeiras de Athirampally. Atravesse as lagoas antigas, ou assista à corrida de barco Vallam Kali, que acontece todo mês de agosto. A comida é notoriamente apimentada, então tenha sempre um leite de coco ao lado para dar uma refrescada.

Melhor época para visitar: janeiro a março (ainda que Kerala seja tropical o ano todo)

Pune

viagem para india - Pune

A movimentação ao redor do centro de negócios de Pune

Verde, exuberante e culta, Pune já foi chamada de a “Oxford do Oriente” – e contém basicamente o mesmo número de bicicletas também. Tem diversas universidades e, por consequência, também um monte de estudantes fazendo festa ao longo da College Road nas noites de sábado ou espalhados nos vários cafés de rua da cidade.

Passeie pela antiga Universidade de Pune, uma das mais antigas do país, ande de cavalo pelo Jardim Bund, e veja de perto o Palácio Shaniwar Wada que foi devastado pelo fogo. Tire proveito também das inúmeras opções para comer no Parque Koregaeon, conhecido na região como o “bairro dos restaurantes”.

Melhor época para visitar: novembro

Mumbai

viagem para india - Mumbai

O sol se põe sobre o Portal da Índia em Mumbai

Aperte o cinto. Na muito populosa Mumbai, o que vale é a comoção, com suas 12 milhões de pessoas espremidas em sete bairros-ilhas. É o coração comercial do pais: arranha-céus de concreto a perder de vista. Siga para Kala Ghoda para descobrir os muitos museus, depois para o jardim suspenso no morro Malabar – parada obrigatória para os fãs de selfies – e, por fim, corra atrás dos pombos ao redor do monumento Portal da Índia.

Os famosos mercados da cidade também são obrigatórios , especialmente as joias e traquitanas do Colaba. Também vale assistir a uma performance tradicional Hindi no Teatro Prithvi em Juhu. Se fizer questão de ir à praia, evite nadar e concentre-se em apenas observar as pessoas.

Melhor época para visitar: novembro a fevereiro

Calcutá

viagem para india - Calcutá

O típico e pouco sofisticado riquixá, o popular meio de transporte de Calcutá, na Índia

Cidade de contrastes, Calcutá pode impactar seus visitantes. Seus altos níveis de pobreza são muito visíveis, especialmente em frente a um cenário de grande riqueza – luxuosos campos de golfe e de polo, e clubes exclusivos para membros.

Apesar – ou talvez por causa – de sua destituição, Calcutá é renomada como uma cidade de cultura, tendo produzido diversos ganhadores do prêmio Nobel e escritores e poetas premiados. Mergulhe em suas contradições diárias e passeie pelo rio por meio do passeio público do Jardim do Éden ao longo do campo de críquete, e siga para a Feira Literária anual – o evento mais visitado do mundo – em janeiro, ou assista a um filme no Festival de Cinema de Calcutá em novembro.

Melhor época para visitar: outubro a fevereiro

Mysore

viagem para india - Mysore

Passeando pelos jardins do antigo palácio de Mysore

Mysore (ou Maiçor) é famosa por sua beleza. Seu espetacular palácio tombado pela UNESCO, com seus domos vermelhos e vitrais caleidoscópicos internos, é visita obrigatória em um domingo, quando está completamente iluminado.

As maravilhas arquitetônicas continuam com a gótica Catedral de Santa Filomena e o imponente Palácio Lalit Mahal. Quem gosta de doce, precisa experimentar o Mysore Pak, uma sobremesa local cremosa à base de ghee (ghi). Visite também o Museu de Esculturas de Areia de Mysore e passeie peloa jardins Brindavan cheio de belas fontes. Em setembro acontece um o festival Dasara, durante dez dias, e movimenta ainda mais a cidade.

Melhor época para visitar: setembro a janeiro

Ooty

viagem para india - Ooty

Colhendo folhas de chá em Ooty, Índia

No alto das Montanhas Azuis do sul da Índia, Ooty (também conhecida como Udhagamandalam) é o lugar para visitar se você quer respirar e fugir do calor tropical. Montes verdejantes rodeados de eucaliptos e plantações de chá formam a paisagem, que pode ser acessada por um simpático trem em miniatura.

Explore o vasto Jardim Botânico de Ooty, onde acontece o festival de verão de maio, e suba no pico Doddabetta para ter vistas perfeitas para as suas fotos. Ande a cavalo ao longo do lago ou pela zona rural da cidade. Use e abuse dos famosos chocolates, acompanhados por um delicioso chá cultivado na região. Para um programa mais diferente, experimente o bizarro Museu de Cera.

Melhor época para visitar: março a junho

Pondicherry

viagem para india - Pondicherry

Um dia na praia em Pondicherry, um dos melhores lugares para visitar na Índia

Ouça com atenção e é bem capaz que você escute francês sendo falado por aqui. “Pondy”, como é conhecida, ficou sob domínio francês até 1954, e sua história gaulesa é evidente, especialmente para parte leste da cidade. O local tem uma vibe artística e boêmia e se destaca como uma das mais relaxadas da Índia.

O objetivo de Pondy é fazer o mínimo possível, então a ordem é exercitar a preguiça. A área da Cidade Velha é cheia de casarões antigos, ruas de pedra e restaurantes em estilo francês. Mesmo quem estiver com saudade de um croissant, um bife ou um bom vinho tinto, vai se esbaldar aqui – para depois ir curtir a praia.

Melhor época para visitar: outubro a fevereiro

Udaipur

viagem para india - Udaipur

Mulheres preparam-se para uma cerimônia no Templo Jagdish em Udaipur

Os fãs de James Bond vai reconhecer Udaipur do filme “007 Contra Octopussy”, de 1983. Repleta de maravilhas arquitetônicas e lagos tranquilos, é o local perfeito para uma temporada romântica. A cor toma conta, especialmente com o “festival das cores” todo ano, que adiciona ainda mais brilho à paisagem local. Outro destaque é o complexo do Palácio de Udaipur, que resplandece com suas cúpulas espelhadas e mosaicos de vidro.

O festival da Nova Lua Verde, que acontece no complexo de lagos artificiais da cidade, adiciona mais movimento em agosto na cidade. E a Feita de Artesanatos de Shilpgram em novembro é o point de encontro dos artistas.

Melhor época para visitar: agosto a janeiro

Munnar

viagem para india - Munnar

Os verdejantes morros elevados de Kolukkumalai, pertinho do centro de Munnar

Deixe de lado as cidades grandes e pegue o caminho das montanhas. Antigo resort de verão do contingente britânico na Índia, Munnar é dona de uma paisagem tranquila e muito verde, repleta de árvores de chá-da-Índia e montanhas que tocam as nuvens. Visite também os jardins do Centro de Floricultura, faça um piquenique na Represa Mattupetti, ou teste seus pulmões no Echo Point.

O Parque Nacional Eravikulum é lar de leopardos, tigres e cabras selvagens, enquanto o Santuário Salim Ali Bird tem inúmeras espécies de aves estranhas. Alugue um paddleboat, pedale pela zona rural da cidade e participe de uma expedição para escalar a famosa rocha de Munnar.

Melhor época para visitar: setembro a junho

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta