O Que É Um Nômade Digital E As 7 Vantagens de Ser Tornar Um

Nômades Digitais

Muitos de nós passamos um bom tempo no trabalho, olhando pela janela e contando os dias para chegar as férias que foram marcadas meses antes. Mas e se houvesse um jeito de estar no trabalho…de férias? Parece bom? É o primeiro passo para tornar-se um nômade digital.

O termo Nômade Digital ainda é bem pouco utilizado aqui no Brasil, mas em outros países já é bem conhecido e não se trata apenas de uma referência e sim de um estilo de vida. A internet, desde a sua aparição já causou diversas transformações na vida das pessoas e esse novo estilo de vida, talvez seja uma das mais importantes. O trabalho sempre foi necessário, mas todos concordam que o mesmo acaba tirando a liberdade das pessoas e é por isso que nesse artigo vamos te mostrar 7 vantagens de ser um Nômade Digital.

O que são Nômades Digitais?

Nômades Digitais são pessoas que adoram viajar o mundo e trabalhar de qualquer lugar. Tudo que precisam é de um laptop e uma conexão de internet estável. Porém, não se pode confundir com os mochileiros ou pessoas que fazem uma viagem de volta ao mundo ou mesmo em visitar um lugar por um mês e voltar para casa e para o trabalho estático, eles realmente assumem a condição de trabalhadores móveis e decidem com bastante convicção passar suas vidas trabalhando de qualquer lugar do planeta: os nômades viajam devagar, vivem como um local – e, sim, trabalham de verdade.

Os Nômades Digitais podem ser divididos em três grupos: freelancers (trabalham para clientes e ainda trocam o tempo por dinheiro); empreendedores (criam produtos ou serviços rentáveis mas trabalham de qualquer lugar, que é o meu caso Clique Aqui e se inscreva para o “Curso Como Se Tornar Um Nômade Digital); e trabalhadores remotos (funcionários normais, mas com um tipo de trabalho que pode ser feito de qualquer lugar).

Não se trata de viver apenas de trabalhos temporários em diferentes cidades, e sim de manter uma carreira através de produção online.

Responda rápido: você é feliz passando preciosas horas no trânsito todos os dias para chegar ao seu local de trabalho ou esperando cinco dias da semana pelos dois (ou um) em que terá tempo para fazer o que o diverte?

Enquanto pensa na resposta, outro questionamento: viajar é uma de suas paixões? Você se encanta com aquela sensação de aventura, quebra de rotina, busca por coisas novas e humildade por estar diante de uma cultura completamente diferente da sua, ou em um lugar que já não conheça como a palma das suas mãos?

Se você respondeu “sim” para apenas uma das duas perguntas (e foi a segunda), pode se interessar por um novo modelo de trabalho que está conquistando cada vez mais pessoas.

Quem são os Nômades Digitais

Adeus escritório

Começando pelo primeiro ponto: deslocar-se para o trabalho. Para quem vive em capitais ou cidades relativamente grandes, esse pode ser um desafio diário e uma bela fonte de estresse. Além de precisarmos sair cedo, chegamos tarde em casa e não sobra tempo ou energia para investirmos em outros projetos. Verdade ou mentira?

Contrariando a tradicional jornada de trabalho que ficou popular no último século, algumas empresas estão apostando no trabalho remoto. Contam com uma estrutura completamente online para que os funcionários possam optar por cumprir sua função tanto em casa como no escritório, acreditando que esse será o mecanismo corporativo do futuro. A plataforma de e-commerce Nuvem Shop é uma dessas empresas, e podemos falar por experiência própria que o home office não prejudica os resultados – pelo contrário, otimiza a produtividade, já que temos mais disposição para nos concentrarmos nas tarefas. Como trabalhamos por objetivos, contamos ainda com horários flexíveis, podendo conciliar com maior facilidade a nossa demanda profissional e pessoal.

Até aqui, nenhuma grande novidade: a tendência de trabalho remoto está a cada vez mais presente na realidade de diversas pessoas. A ideia parece atraente para você? Pois, com esse artigo, queremos te fazer pensar além: e se, além da sua própria casa, o seu ambiente de trabalho fosse o mundo inteiro?

Outros limites geográficos

Procurando na memória, você talvez se lembre de ter estudado os povos nômades na escola. Nossos ancestrais permaneciam nos lugares apenas por um tempo, depois se deslocavam para encontrar novos recursos de vida. Retomando o conceito, algumas pessoas estão aproveitando as possibilidades de home office para trabalhar exclusivamente via internet e viajar ao mesmo tempo, ficando um pouco em cada lugar.

Dessa combinação surgiu a expressão “nomadismo digital”. Não se trata de viver apenas de trabalhos temporários em diferentes cidades, e sim de manter uma carreira através de produção online. E, com produção, estamos falando de conteúdo, software, webdesign, aulas, consultorias, e-commerce e muito mais. Especialistas defendem que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com alguma habilidade e aderir a este lifestyle.

E não é porque existe a alternativa de ficar um mês em cada país, contudo, que todo nômade digital o deve fazer: a questão é a possibilidade de mudança, não a obrigatoriedade. Você pode viver o tempo que quiser em uma só cidade, enquanto ela for agradável, e depois partir novamente sem precisar procurar um novo emprego e recomeçar do zero. É possível ainda fugir do radicalismo de vender tudo e viver só com uma mala, mantendo uma base fixa em sua cidade de origem, por exemplo.

Caso opte por criar um negócio online, outra vantagem de ser um nômade digital é poder trabalhar em seu próprio ritmo e nos períodos do dia em que achar melhor, fazendo convenientes pausas para explorar a nova região e não ficar preso a uma rotina diária, produzindo conforme se sentir produtivo. Parece um sonho, mas é uma realidade possível de ser construída.

Um Nômade Digital assim como qualquer outro profissional pode muito bem estudar, se especializar ou até mudar de ramo, entretanto, existe uma grande vantagem, eles não precisam fincar raízes eternamente em lugar algum. São inúmeras as vantagens de ser um Nômade Digital.

Veja as 7 vantagens de ser um Nômade Digital

  1. Economia: Muita gente pensa que viajar pelo mundo significa muitos gastos, mas trabalhando como nômade digital você não irá apenas gastar como nas viagens de férias, você também ganhará trabalhando. O melhor de tudo é que é perfeitamente possível escolher locais com baixo custo de vida para viver. Veja nosso artigo sobre o custo de vida baixo em alguns países aqui Isso fará com que você até faça um bom pé de meia. Se você deseja ser um Nômade Digital pode começar a pesquisar sobre o custo de vida dos lugares no site Expatistan. https://www.expatistan.com/cost-of-living
  1. Aprender novas línguas: Dentre as inúmeras vantagens de ser um Nômade Digital, essa é uma das mais interessantes. Você poderá aprender vários idiomas sem precisar gastar fazendo cursos e quanto mais idiomas você falar, mais o mercado de trabalho se abrirá.
  1. Direito a liberdade: Que todos nós precisamos trabalhar para viver é certo, mas abrir mão de sua liberdade não é algo que vale muito à pena. Justamente por ter que trabalhar tanto, as pessoas deveriam ter o direito a descansar, viajar, conhecer outras culturas, mas infelizmente os serviços tradicionais não nos permitem isso. Sendo um Nômade Digital você terá liberdade para trabalhar quando quiser, descansar quando precisar e poderá viajar sempre que der vontade e etc.
  1. Aumente sua criatividade: Conhecendo tantas pessoas e culturas diferentes não há como não abrir a mente, não é mesmo? Tenha certeza que seu processo criativo ficará à flor da pele e isso para quem trabalha dessa forma é imprescindível! Essa, das vantagens de ser um Nômade Digital é a mais interessante para o desenvolvimento dos trabalhos.
  1. Desapego material: Uma coisa que causa muita infelicidade no ser humano é a necessidade de adquirir coisas materiais a todo o momento. As pessoas estão sempre endividadas e acabam adoecendo, principalmente com depressão. Pessoas que trabalham viajando tendem a se desapegar das coisas materiais, pois não podem comprar muita coisa já que não poderão carregar depois.
  1. Conhecer culturas à fundo: Quando viajamos de férias só pensamos em conhecer locais turísticos, pois além da grana ser curta o tempo também é escasso. Deixamos de conhecer a história de cada local e por isso, muitas vezes não conseguimos entender a forma como as pessoas do lugar se relacionam. Tendo mais tempo é mais fácil de realmente conhecer a cultura local.
  1. Uma pessoa melhor: Sem sombra de dúvidas, um Nômade digital acaba se tornando uma pessoa melhor. Isso ocorre porque ao longo das viagens os mesmos são obrigados a interagir com muitas e diferentes pessoas e precisam se ajudar mutuamente. Perceber que ninguém vive só e sem ajuda dos outros faz de qualquer ser humano uma pessoa melhor, agregando muito valor a suas vidas.

Diversos sites ajudam na hora de trabalhar com um pé na estrada, confira aqui!

As profissões que você pode exercer trabalhando como Nômade Digital são várias e você ver quais são clicando aqui,

Se curtiu, compartilhe com seus amigos!

Clique Aqui e se inscreva para o “Curso Como Se Tornar Um Nômade Digital

Você vai gostar também:

Como Viajar Barato Pelo Mundo No Melhor Estilo Nômade Digital

4 Vantagens e Desvantagens de se Tornar um Nômade Digital

Porque Chiang Mai na Tailândia é a Cidade Preferida dos Nômades Digitais

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.