8 Lugares Para Conhecer Em Arraial Do Cabo

Arraial do Cabo é um daqueles destinos que não importa quantas expectativas se crie, ali, pessoalmente, aqueles tons de azul ‘ao vivo’ são verdadeiros colírios para os olhos e difíceis de descrever. O município fluminense tem praias que lembram o mar mediterrâneo, o azul intenso oscila entre tons mais claros e escuros, mas sempre variando dentro de um azul impressionante.

Quem já visitou a badalada cidade da Região dos Lagos sabe do que estou falando e sabe que não é exagero. Arraial do Cabo está ficando cada vez mais conhecida e por ter um fácil acesso, podem haver superlotações em fins de semana e feriados prolongados, assim como outros grandes destinos. Se você preferir algo mais tranquilo, uma boa dica é optar por viagens em dias de semana que tendem a ser mais vazias. O destino com cenários fabulosos, tornou-se o favorito para os viajantes que buscam um mergulho inesquecível em águas geladas e absurdamente cristalinas.

Mirante da Praia Grande

Chegando na orla da Praia Grande – maior praia de Arraial do Cabo, um caminho estreito pela esquerda, depois das residências, dá acesso as ruínas localizadas justamente na divisa da Praia Grande com o Morro do Atalaia. Seguindo a pequena trilha uma vista privilegiada mostra a cidade de um outro ângulo formando um mirante natural mais conhecido pelos locais, aproveite para curtir o visual enquanto o mar pinta a extensa paisagem com as mais variadas tonalidades de azul. Vale apreciar essa vista tanto durante o dia, para entender as variações de cores de Arraial e durante o pôr do Sol.

Foto: Carolina Maciel

Foto: Carolina Maciel

Praia do Forno

Um dos cartões postais de Arraial do Cabo, a Praia do Forno pode ter acesso de barco ou caminhando por uma pequena trilha. Saindo do centro da vila você irá percorrer um caminho de 1,5 km. No meio do trajeto pela trilha, um mirante com vista para a praia convida os aventureiros para uma parada de fotos e contemplação. Além desse acesso, agências de passeio oferecem tours de barco pelas praias de Arraial, que duram cerca de 4 horas. A Praia do Forno é uma das paradas para quem escolhe fechar esse passeio. Recomendadíssimo!

Foto: André Costa

Foto: André Costa

Vila e centro

Beirando o mar, o centro comercial não esconde o jeito caiçara, que apesar do tamanho, tem clima de vila pequena. Conforme você pode ver no mapa abaixo, as praias ficam relativamente próximas dependendo de onde você se hospedar. Todos os acessos são tranquilos e fáceis de fazer até mesmo caminhando a pé. Próximo da orla, lojas diversas, agências de passeio e operadoras de mergulho ficam espalhadas por toda a parte. Ali mesmo também concentra alguns pequenos restaurantes que oferecem pratos com preparos à base de frutos do mar, lanchonetes e bares para todos os públicos.

Foto: Divulgação Mapa Arraial do Cabo

Foto: Divulgação Mapa Arraial do Cabo

Prainhas do Pontal do Atalaia e Vista do Morro

Assim como a Praia do Forno, as Prainhas do Pontal têm acessos de barco e por trilha. Com uma única diferença, nas Prainhas do Pontal também é possível chegar de carro até a entrada da praia, antes de enfrentar a escadaria de madeira de 300 degraus que desce cortando boa parte do morro. Para quem saí caminhando do centro, em menos de 40 minutos você chega no pico do Morro do Atalaia e segue pela estrada de terra. Em poucos minutos os mirantes mais impressionantes de Arraial começam a surgir na paisagem. Depois da caminhada, nada melhor do que descer a escadaria até a praia de areias clarinhas e se esbaldar nas águas turquesas. Uma das trilhas que mais agrada, mas para quem quer conhecer esses pontos de Arraial do Cabo não pode faltar disposição.

Gladstone Moraes

Foto: Gladstone Moraes

Praia do Farol

De frente com as Prainhas do Pontal, outro paraíso que lembra as praias do Caribe é a famosa Praia do Farol, com uma faixa de areia menos extensa, com cerca de 1 km apenas, toda cercada por dunas de areia branca e o mar azul. Para essa praia o único acesso é de barco, sendo só permitido com autorização da Marinha, então para conhecer essa só fechando o passeio com as agências que saem em embarcações diariamente.

A Praia do Farol também foi eleita por vários anos consecutivos como uma das mais belas do Brasil. A tonalidade da água, formação da praia e a temperatura foram alguns dos quesitos avaliados.

mario cabral

Foto: Mário Cabral

Passeio de Barco

Depois de conhecer Arraial do Cabo por terra, outra forma de desbravar as praias e paisagens da cidade é através dos passeios de barco. As antigas embarcações de pesca são tradicionais em Arraial e hoje servem como meio de transporte para levar os turistas nos pontos mais preciosos do destino. Além de visitar as principais praias com paradas para banho, as embarcações também contam com guias que apresentam algumas curiosidades locais.

Foto: Caminho do Sol

Foto: Caminho do Sol

Mergulho com cilindro

Arraial do Cabo é conhecida como a capital brasileira do mergulho e não é apenas pela visibilidade perfeita das águas cristalinas. Um fenômeno conhecido como ressurgência é comum no mar de Arraial e o mesmo consiste na chegada de correntezas de águas geladas que vem do sul pelo fundo do oceano e afloram à superfície. Por esse motivo uma grande concentração de nutrientes atraem diferentes espécies de peixes e frutos do mar, aumentando consequentemente a quantidade de predadores desas espécies e variedade de vida marinha, tornando-se um dos melhores destinos para mergulho do Brasil.

Foto: Chaval Brasil

Foto: Chaval Brasil

Fonte: Guia Viajar Melhor

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta