Dicas essenciais para preparar a sua viagem: como fazer a mala perfeita, os itens obrigatórios para checar antes de embarcar e tudo o que se deve pensar antes de chegar ao seu destino final…

Checklist de viagem - Nada de surpresas desagradáveis antes da viagem!
Nada de surpresas desagradáveis antes da viagem!

Não importa se você é um viajante experiente ou um mochileiro de primeira viagem – sempre vale a pena fazer um checklist de viagem. Dicas para arrumar a mala, o que levar, o que não levar – tudo que é necessário de verdade checar antes da viagem está aqui, de vacinas à validade do passaporte até os vistos… aquelas coisas cruciais, mas tão chatas que você pode acabar esquecendo.

Então se você vai fazer uma viagem em breve, faça um favor a si mesmo e confira esse checklist de viagem essencial para todo viajante. Você não vai se arrepender.

1. Reserve com antecedência

Não reserve os hotéis na última hora – grandes são as probabilidades de dar errado. As chances de você economizar dinheiro com reservas de última hora são mínimas; e ninguém merece sair andando pela rua à cata de um hotel decente quando chegar no seu destino. A melhor coisa é reservar hotel com antecedência (o mesmo vale para as passagens aéreas – reserve sua passagem 53 dias antes para conseguir a melhor tarifa!)

2. Seja flexível

Pense bastante se vale reservar uma passagem área ou quarto de hotel “flexível” (com política de cancelamento). Eles podem custar um pouco mais, mas poderão significar grande economia lá na frente.

3. Vão deixar você entrar?

Você precisa de um visto? É bom sempre checar se você precisa ou não de um – inclusive para os países pelos quais você estará apenas passando – e quanto tempo leva para conseguir cada um. Se você já tem um, certifique-se que estará válido para toda a sua estadia.

4. Tudo certinho com o passaporte

Checklist de viagem - Seu passaporte está válido?

Seu passaporte está válido?

Certifique-se que seu passaporte é válido para mais do que a sua viagem completa; alguns países não deixarão você entrar se não for! Lembre-se de checar antes as regras de passaporte para cada país que você vai viajar. Diversos países exigem que o passaporte esteja válido por um certo número de meses a partir da data de entrada e outro tanto depois que você deixar o país.

5. Prepare os bracinhos

Vacinas! Ninguém gosta delas, mas melhor com elas do que sem elas. Não deixe de tomar todas as medicações e vacinas recomendadas e/ou obrigatórias, e cheque se as suas já existentes estão atualizadas. O ideal é fazer com pelo menos oito semanas de antecedência. Algumas vacinas precisam ser tomadas bem antes, para que o seu corpo desenvolva a imunidade necessária.

6. Prove que você vai mesmo embora

Muitos países não deixam você entrar se não tiver um voo de volta já reservado – então vale checar as regras para o seu destino antes de viajar, e traga sempre uma cópia do sua passagem na bagagem de mão.

7. Descontos em dia?

Se você está viajando com qualquer tipo de cartão de desconto, como carteira de estudante ou aposentado, cheque sempre se eles estão válidos. Ou prepare-se para pagar o preço normal.

8. Espalhe a grana

Checklist de viagem - Seu pior pesadelo

Seu pior pesadelo

Se for viajar carregando dinheiro, não guarde todo em uma mesma bolsa. Assim, se você perder uma bolsa, sempre terá um pouco na outra.

9. Faça cópia dos documentos

Tire cópias ou escaneie os documentos mais importantes – passaporte, bilhetes, confirmações de hotel etc. Dê uma cópia para alguém responsável (como a sua mãe) e leve a outra consigo.

10. E-mail pra você mesmo

Mande um e-mail para você mesmo com todos os detalhes possíveis – como passaporte, dados dos voos, telefones úteis e tudo mais. Vá que sua carteira ou telefone se percam… sempre haverá salvação!

11. Contate o banco

Ligue para o seu banco e avise exatamente onde você vai estar e em que datas, para evitar que seu cartão de débito/crédito seja bloqueado. Muitos bancos têm limite mensal de saque, então vale checar isso antes também. E não esqueça de anotar a melhor maneira de contatar o seu banco do exterior em caso de necessidade.

12. Faça a mala. Depois refaça.

Checklist de viagem - Menos é mais na hora de fazer a mala.

Menos é mais na hora de fazer a mala.

É melhor olhar de novo para aquela pilha de coisas para empacotar. Será mesmo que você precisa de quatro pares de sapato e seis calças? Menos é mais na hora de fazer a mala. Em caso de dúvida, confira nosso guia de como fazer a mala de viagem (em inglês).

13. Cuidado com os vidrinhos!

Aquilo é shampoo ou desodorante na sua bagagem de mão? Os vidros têm menos de 100ml? Lembre-se de que todos os líquidos devem ter (ou então prepare-se para abandoná-los na hora de passar pela segurança nos aeroportos).

14. Você tem seguro?

Confira de novo seu seguro de viagem (o qual você tem, certo?). Certifique-se de que ele cobre tanto onde você vai estar como o que vai estar fazendo. E tenha sempre uma cópia com você o tempo todo.

15. Memória nunca é demais

Checklist de viagem - Sempre dá para comprar um cartão extra de memória no aeroporto.

Sempre dá para comprar um cartão extra de memória no aeroporto.

Confira se sua câmera está funcionando ok – e você tem espaço suficiente para todas as suas fotos e vídeos.

16. Sempre plugado

Garanta sempre o carregador e adaptador corretos. Ninguém merece ficar sem bateria bem na hora de postar aquela foto incrível no Instagram.

17. 999, 911, 112?

Veja se você sabe os telefones de emergência dos lugares para onde você está indo. Apps bacanas para isso são o Emergency Numbers (Android) ou Emergency Phone Numbers (iOS), que dão os números de emergência locais via GPS, ou busca manual se você estiver offline.

18. Fique offline

Baixe um guia da cidade e descubra o destino por si só! Os guias de viagem da momondo estão disponíveis para 14 cidades (e muitas outras em breve). São grátis e incluem mapas detalhados, além de serem 100% offline – adeus, gastos absurdos com internet!

19. Esteja preparado

Reserve uma troca de roupa (leve) na sua bagagem de mão, para o caso da bagagem que foi despachada sumir. Aliás, vale também incluir desodorante, escova e pasta de dente, caso o seu hotel não forneça.

20. Seja corajoso

Desbravar um lugar novo e desconhecido pode ser uma experiência e tanto. Agora que você está fora de sua zona de conforto – carpe diem!

21. Mantenha-se curioso!

É isso que importa – seja sempre curioso e interessado pela vida!

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta