Amanda Barbosa, conta no seu blog Por Uma Vida Mais Rica, suas experiências viajando sozinha, muitas delas através de work exchange – uma forma de gastar menos em uma viagem e ainda contribuir para o bem do planeta – e compartilha aqui quais são os países ideais para se conhecer na companhia de ninguém mais ninguém menos do que você mesmo!

Muitos viajantes afirmam que viajar sozinho é a melhor maneira de enxergar o mundo, pois você pode experienciar a viagem  sem a influência de gostos, julgamentos ou preferências de um amigo ou parceiro. Além disso, quando estamos acompanhados, focamos a atenção em nossos parceiros e acabamos nos esquecendo de conhecer outros viajantes. Estar sozinho em uma viagem acaba sendo uma experiência  de auto-descoberta.

Essa é a oportunidade ideal de tentar algo novo, como aprender a surfar na América Central, viajar de bicicleta pelo Sudeste asiático, ou visitar uma cidade termal na Europa.

Mesmo com tantos benefícios, a maior preocupação de pessoas que viajam sozinhas, é a questão da segurança, mas que acaba sendo facilmente resolvida através de estatísticas que mostram quais são os países mais seguros para viajantes.

Outra questão importante, é saber se o lugar que você escolheu visitar é feliz. Será que você se sentirá acolhido e conseguirá interagir com os locais facilmente, mesmo sendo um estrangeiro que não fala muito bem a língua do país? Para que uma viagem valha a pena, é crucial que você se conecte com a cultura e sinta-se à vontade durante a sua experiência.

Baseando-se nas pesquisas do Global Peace Index – que ranqueia 162 nações pela sua tranquilidade, e o Happy Planet Index – que ranqueia os 151 países onde pessoas vivem mais e de maneira mais feliz,  criamos uma lista com os 10 melhores destinos para quem está planejando fazer uma viagem sozinho:

1. Nova Zelândia

Ranking segurança: 4

Ranking Felicidade: 24

South-Island-New-Zealand

Cenário do exuberantedo filme O Senhor dos Anéis, aqui os viajantes podem se aventurar por suas geleiras, florestas e picos dos Alpes do Sul, para não mencionar os saltos de bungee jump, passeios de barco e caminhadas na lendária trilha Milford. Tudo isso em um dos países mais amigáveis e mente aberta do mundo, uma grande vantagem para quem está viajando só.

2. Noruega

Ranking segurança: 10

Ranking Felicidade: 22

northern_lights

A melhor maneira para se conhecer esse pequeno país, é estando a bordo de um barco  que atravessa alguns dos mais belos fiordes do país e vai parando em dezenas de portos ao longo do caminho até chegar à cidade de Bergen. Ou, caso prefira, faça uma caminhada de vários dias ao longo dos fiordes, com acomodações que vão desde hotéis confortáveis até cabanas nas montanhas. Ah, a aurora boreal é grátis! :).

3. Costa Rica

Ranking segurança: 42

Ranking Felicidade: 1

Tenorio Waterfall, Costa Rica

O conceito “viagem de aventura’ nasceu na Costa Rica, também conhecido como o país mais feliz do mundo. Este destino da América Central vem atraindo pessoas para surfar na costa do Pacífico durante décadas. Fazer rafting nas águas cristalinas dos rios Reventazón ou Pacuare e passeios por suas florestas tropicais, também são passeios imperdíveis.

4. Áustria

Ranking segurança: 3

Ranking Felicidade: 42

austriawanderer.com_

Pequena e compacta, Vienna é uma das cidades européias mais fáceis de se andar. A cidade possui uma infinidade de salas para concertos, museus e cafés. Salzburg é ainda menor, mas igualmente acolhedora. Seu sistema de transporte ferroviário te permite ir a qualquer outro lugar do país.

5. Chile

Ranking segurança: 30

Ranking Felicidade: 19

pataonia1

Os chilenos tendem a ser simpáticos e acolhedores, um plus para quem pretende viajar sozinho ao longo de seus desertos, montanhas e costas infinitas. Independente do lugar que for visitar, seja o Deserto do Atacama, a Ilha Chiloé ou a Patagônia, procure reservar um tempo para explorar Santiago, uma cidade segura e fácil de andar.

A probabilidade de você ser convidado por uma família chilena para degustar um assado ou churrasco é grande. Tornar-se membro  de uma família local, provavelmente é a última definição para um país amigável!

6. Indonésia

Ranking segurança: 54

Ranking Felicidade: 5

indonesia2

Visitar templos, fazer yoga na praia, comer e se hospedar em restaurantes e alojamentos baratos. Bali é provavelmente o destino mais popular para quem está visitando o país sozinho, mas se você preferir um lugar menos turístico, pegue um vôo de 25 minutos para Lombok, uma ilha separada de Bali que te fará se sentir como se tivesse na Indonésia dos anos 70.

7. Alemanha

Ranking segurança: 17

Ranking Felicidade: 43

Se tratando  de um dos países mais simpáticos da Europa, seja qual for a cidade que você resolver visitar, todas serão uma boa opção. Em Berlim, você pode ir a cafés, galerias, e epicentros cheios de discotecas modernas sem sequer lembrar que está sozinho. Vale a pena explorar outras partes do país através de seu impecável sistema ferroviário. Visite o eixo cultural de Düsseldorf, os jardins de cerveja de Munique, ou a cidade restaurada de Dresden.

8. Finlândia

Ranking segurança: 6

Ranking Felicidade: 59

finlandia

Planeje visitar o país durante seus longos dias de sol no verão, e conheça a capital Helsinki, um lugar tranquilo, descontraído e cheio de lojas de design e museus. O Esplanade é uma área repleta de cafés ao ar livre e um mercado. Sociabilidade começa aqui e continua em saunas, que são encontradas por toda a cidade e país. Viagens de um dia de trem são indispensáveis, tanto para as cidades costeiras de Hanko ou Lohja, quanto para a cidade de Espoo, que é cheia de arte.

9. Laos

Ranking segurança: 38

Ranking Felicidade: 27

Laos

Laos passou de um paraíso tranquilo para um lugar devastado pela guerra. Mas, ao contrário do Vietnã, o país conseguiu manter grande parte de sua cultura original e preservar seu meio ambiente entre os mais intocados do sudeste asiático. As atrações incluem um passeio clássico de barco pelo rio Mekong, uma visita à cidade real de Luang Prabang, e um mergulho na cachoeira de Kuang Si, a 30 km de Luang Prabang.

10. Islândia

Ranking segurança: 1

Ranking Felicidade: 80

blue

O país mais seguro do mundo é o 80 em felicidade. Isso provavelmente ocorre devido aos seus longos períodos de inverno. Mesmo assim, é fácil para um viajante sozinho se sentir confortável por lá. A capital Reykjavik promove uma excelente base de excursões que te levam para nadar na Blue Lagoon, um spa termal ao ar livre, ou então andar à cavalo por alguns dos terrenos mais acidentados do planeta.

Você vai gostar também:

Viajar barato pelo mundo

9 dicas para quem pretende viajar sozinho

Confira as 7 melhores cidades para viajar sozinho

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta