Road trip: Seja qual for seu destino, seja sua primeira vez ou não, use essas 17 dicas para planejar uma viagem de carro inesquecível!

road trip
Abra seu mundo com uma clássica road trip

De uma coisa ninguém tem dúvida: road trip é tudo de bom! Seja em qual país você estiver dirigindo, Thelma & Louise e Jack Kerouac sempre estarão povoando a mente – mesmo que você esteja dormindo em um hotel 5 estrelas e dirigindo um BMW de último modelo.

Uma road trip bem-sucedida fica pra sempre com você. A possibilidade de simplesmente levantar e ir, e o absoluto prazer da incerteza…onde vou dormir? Onde vou comer? Onde vai ser a próxima parada?

É você quem decide para onde ir, quando ir e qual o orçamento de sua viagem. Nossas 17 dicas mostradas a seguir cobrem todo tipo de road trip, e todo tipo de destino – um verdadeiro beabá para sua viagem de carro inesquecível.

1. Google Maps

Um ótimo ponto de partida. Insira seu destino inicial e final e tenha uma ideia de quanto tempo vai levar para chegar. Ajuste a rota e veja os diferentes caminhos para chegar e quanto tempo cada um levaria (nesse momento também pode-se ver se você está a poucos horas de distância de algum lugar que não havia pensado inicialmente, mas adoraria visitar). Tenha uma noção da rota básica para seguir, mas não precisa ser nada excessivamente engessado. É bom deixar espaço para desvios inesperados, decisões espontâneas e aqueles momentos “o que será que tem ali?”…

2. Qual carro?

road-trip-como-planejar-uma viagem-de-carro

Desbravando o sul da Europa de carro… e que carro!

Que tipo de carro você precisa depende do seu destino, do tipo de viagem e de quantas pessoas estarão na road trip. Pense na necessidade ou não de ter um veículo com tração nas quatro rodas, por exemplo, ou se seria ideal estar a bordo de um conversível. O importante é reservar com antecedência, optar por quilometragem ilimitada (a não ser que você tenha certeza absoluta da extensão da sua viagem) e com seguro!

Se sua viagem for longa, tipo dois meses ou mais, talvez valha a pena comprar um carro usado e revendê-lo depois da viagem. E faça um “check-up” completo nele antes de assinar qualquer contrato – tudo que você menos precisa é ele quebrar no meio do nada!

3. Música

Poucas coisas combinam tão bem como música e estrada. Vai sobrar tempo para ouvir música no caminho, então garanta uma boa playlist no seu smartphone (e não esqueça do cabo USB). Dito isso, também vale a pena de vez em quanto checar as rádios locais para ter a chance de ouvir música que geralmente não se ouve em casa.

Para ajudar a você entrar no clima, confira a playlist para road trip da momondo (se seu browser estiver com problema, use esse link).

4. Roadtrippers

Dê uma olhada no incrível site Roadtrippers. É uma mina de ouro para informações, desde atrações para ver à beira das estradas até dicas de hospedagem. Cobre o planeta inteiro, e inclui milhões dos destinos e lugares mais interessantes do mundo.

5. Estradas menos viajadas

Auto-estradas podem até ser mais rápidas, mas você perde muito com elas. Se possível (dependendo do tempo e do terreno), opte por estradas menos viajadas. Você vai ver muito mais pelo caminho, conhecer os moradores e aventurar-se por trajetos que você nunca viu. Outra coisa: pegue aquele desvio! Você vê uma placa com o nome de um lugar que parece de uma cidade fantasma ou uma atração turística no mínimo bizarra? Vá pra lá! É a sua chance. Espontaneidade é uma das rainhas da road trip.

6. Coma e durma como os locais

dicas-de-viagem-para-road-trips

Deixe-se levar pelos neons da Rota 66…

Dê uma chance à comida local – mesmo que você não tenha ideia do que ela seja. Afinal, poderá ser a única chance que você terá para prová-la. O mesmo vale para a acomodação: claro que é sempre tentador ficar naquele novo resort badalado, mas por que não experimentar um B&B bacaninha ou um motel kitsch à beira da estrada?

Se não conseguir decidir, confira a função “Perto de Mim Hoje” no nosso aplicativo (para iPhone e Android) e veja as opções disponíveis perto de onde você está no momento.

7. Bolsa térmica

Como saber quando haverá a chance de fazer uma pausa para comer? A dica então é preparar uma bolsa térmica (cool bag) e guardar bebidas e petiscos em caso de a fome apertar (ou se estiver perdido ou aquele atalho for mais longo que o esperado…).

8. Acampar (mesmo no carro)

dicas-de-viagem-road-trips-acampar

Um acampamento dos mais tranquilos em Oman

Dependendo do seu orçamento de viagem – e do seu veículo – talvez valha considerar acampar ao invés de ficar em hotéis. É barato, fácil e uma ótima maneira de conhecer gente nova. Se você estiver em um carro grande ou uma van, dá até para dormir no seu carro em alguns campings ou nos estacionamentos de alguns postos de gasolina e lojas Walmart nos EUA.

9. Companheiro de viagem

Road trips podem solidificar ou destruir uma amizade. Sim, companheiros de viagem garantem boas risadas, mas imagine ficar dentro de um carro por oito horas sem parar, quando o GPS quebrar e eles forem incapazes de ler um mapa… Se tudo isso soar irrelevante, pense na questão de gosto: eles se interessam tanto pela história local quanto você, ou eles querem mais saber onde é o bar mais próximo?

Escolha bem seu companheiro de viagem para combinar com o seu temperamento, que possa fazer algo que você jamais poderia (tipo ler mapas ou falar uma língua local), e alguém que possa aguentar você nos melhores e piores momentos!

10. Compre um GPS

Não alugue um. Os custos diários vão ser muito altos, bem mais do que se você comprar um – e você poderá usá-lo outras muitas vezes, tanto em casa quanto no exterior.

11. Mantenha-se offline

Sim, o Google Maps é ótimo, mas nunca despreze um bom mapa de papel – você já de ter ouvido falar desse objeto que um dia foi imprescindível para os viajantes. Você vai se surpreender em saber quão úteis eles podem ser – além de ajudar a se achar, vão servir de incríveis lembranças de viagem quando ela acabar.

12. Reserve antes

Algumas atrações, do tipo Alcatraz e Chateau de Versailles, esgotam seus ingressos com meses de antecedência. Então defina os principais locais que você vai querer visitar, e planeje sua viagem ao redor deles. O mesmo vale para alguns hotéis em lugares populares, tipo o The View Hotel em Monument Valley.

13. As regras da estrada

road-trip-conselhos-de-viagem

Tinha um elefante no meio do caminho…

Certifique-se das regras de trânsito do país que você visitará. Você consegue boas dicas sobre a Europa com o The AA, sobre a Austrália no site oficial de turismo, e sobre os EUA (atenção para as regras de cada estado), no site USA.gov.

Se estiver viajando para um país na Ásia, leia sobre dicas para os turistas nos site oficial dos governos locais.

14. Cartão/chip de celular

Se seu telefone estiver desbloqueado, compre um cartão/chip de celular local para diminuir consideravelmente seus custos, e certifique-se que as pessoas consigam contactá-lo facilmente. Há sempre a opção de usar Skype e WhatsApp, mas esses precisam de Wi-Fi ou dados de internet para funcionar.

Leia mais: Confira nossa checklist de viagem com dicas essenciais para todo viajante esperto.

15. Postos de gasolina

Os postos de gasolina podem ser verdadeiras bênçãos divinas. Os maiores possuem banheiros, comida razoavelmente decente, café bebível e todo tipo de guloseima para animar o viajante cansado. Alguns até permitem estacionar o carro durante a noite!

16. Segurança sempre!

Use as estradas menos conhecidas, saia da sua zona de conforto e explore – mas sempre com bom senso. Ouça conselhos, sempre avise alguém de onde você estiver e para onde está indo, e tente não se colocar em situações de risco.

E uma dica prática: manter alguns litros de água no carro o tempo todo pode ser uma verdadeira salvação. Se tiver espaço, um container extra de combustível também é uma boa ideia (mas confira sempre os regulamentos do país ou região onde você estiver viajando – alguns permitem que você carregue apenas uma pequena quantidade de combustível consigo).

17. Baixe aplicativos

dicas-para-road-trip-app-de-viagem

As melhores dicas locais com o app momondo places

Carregue o seu smartphone com uma boa quantidade de aplicativos úteis. Para começar, confira nossa incrível lista de  20 apps de viagem indispensáveis – você vai se surpreender!

Quando estiver passando por algumas das cidades mais incríveis do mundo, não deixe de conferir nossos guias de viagem momondo places para iPhone: cada um dos 14 guias gratuitos (e mais a caminho!), disponíveis em inglês, contém mais de 200 dicas locais, separados conforme seu tipo de humor e interesse, e com mapas offline (sem precisar de internet).

Pronto para começar sua viagem de carro? Então confira nossas dicas de road trip pelo Brasil e caia na estrada!

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta