Pensando em fazer algo diferente nas suas próximas férias? Entenda como, por quê, quando e onde fazer trabalho voluntário no exterior.

trabalho voluntário no exterior

Voluntariando em uma escola de Siem Reap, no Camboja

O volunturismo não chega a ser uma novidade. Já é uma realidade há muito tempo, ainda que tenha mudado com o passar dos anos. Mas sua essência permanece a mesma: ajudar aos outros enquanto viaja. Gratificante e reveleador, o trabalho voluntário vale todo o tempo, investimento e esforço. Na maioria dos casos, você sai com uma sensação de conquista, com novos amigos e com o conhecimento de que, nessas férias, você realmente fez algo de diferente – ou melhor, você fez a diferença.

Também chamado de férias voluntárias, o conceito é tradicionalmente visto como a opção perfeita para aquele ano sabático, ou “gap year” (o ano antes de começar na universidade). Mas as oportunidades de trabalho voluntário no exterior podem ser usadas em qualquer época do ano ou da sua vida – basta querer!

Mas o que é volunturismo?

trabalho voluntário no exterior - Trabalhando e se divertido com as crianças

Trabalhando e se divertido com as crianças © Idex World

“Volunturismo” é, claro, uma expressão que mistura as palavras voluntário e turismo. É a ideia de fazer o bem enquanto viaja. É usar suas férias como uma oportunidade para fazer trabalho voluntário no exterior; de ir para algum lugar novo (ou familiar), e ajudar ativamente em quaisquer maneiras que sejam necessárias.

É importante notar que o volunturismo não deve ser tratado como um capricho, ou apenas mais uma coisa para riscar da sua lista. O foco primário dessa experiência deve ser o trabalho em si e os resultados oriundos dele, e não o prazer ou a gratificação do voluntário.

Geralmente, as férias não são financiadas; ou seja, você mesmo deverá juntar um certo montante para poder ir. Esses valores variam muito, e dependem para onde você for, o que você irá fazer e por quanto tempo fará. Você também deverá pagar pela viagem, acomodação e comida – do mesmo jeito que você faria em uma viagem normal – com a diferença de que, claro, você encontrará pelo caminho muitos estranhos que pensam como você e ajudará uma comunidade, o meio ambiente, os animais ou uma conservação histórica.

Se você não pode arcar com os custos de pronto, existem sites como o GoFundMe e o FundMyTravel que ajudam você a arrecadar fundos para ajudar no seu objetivo.

Por que fazer trabalho voluntário no exterior?

Mas por que fazer isso? Há muitas respostas para essa pergunta: talvez você tenha um interesse em uma área particular que é impossível você ajudar de casa; ou você visitou um país do qual gostou muito e gostaria de voltar; ou talvez você queira passar adiante algumas das suas habilidades para ajudar outras pessoas e, no futuro, a comunidade em que elas vivem.

Seja qual for a razão, o apelo fundamental e decisivo é que você faça a diferença real em nosso mundo – e, como bônus, tenha uma experiência inesquecível que fará você abrir os olhos e mudar o jeito que enxerga a vida.

Como encontrar organizações voluntárias éticas?

trabalho voluntário no exterior - Salvando os filhotes de tartarugas

Veja nossa lista de programas de voluntariado éticos e descubra como ajudar a salvar a conservação de tartarugas marinhas © Idex World

Um dos aspectos mais importantes do volunturismo é encontrar um organização com programas de voluntariado éticos e sustentáveis. Existem milhares de organizações por aí, incluindo algumas não muito honestas.

Felizmente, existem alguns pontos simples para ajudar a identificar uma organização ética. Quando achar um programa de voluntariado que lhe interesse, pesquise um pouco além da descrição inicial do site oficial. Nada que vai dar muito trabalho (alguns emails geralmente bastam) e isso vai deixar você mais tranquilo e certo de que seu investimento será em iniciativas sérias e que de fato vão ajudar comunidades ou áreas a longo prazo.

Abaixo você encontra alguns dos nossos programas favoritos para ajudar você a começar sua jornada voluntária.

Eles possuem conexões locais?

É importante certificar-se de que o que você fará não estará tirando empregos das comunidades locais. Pense se o que você fará poderia ser feito por um morador local, e se o projeto oferece oportunidades para os moradores. Se não estiver claro no site, pergunte se eles podem mostrar como os voluntários anteriores ajudaram e como o projeto ajudou a comunidade local.

 

O projeto é sustentável?

Certifique-se de que o projeto é sustentável. Ou seja, se quando acabarem os voluntários, os moradores locais poderão dar continuidade ou se manterão dependentes de ajuda voluntária? Voluntariado e sustentabilidade é sempre um equilíbrio complicado de achar – então vale a pena informar-se bem.

Eles possuem apoio local?

Procure pela transparência de preços. Para onde vai o seu dinheiro? Quanto do que você paga vai para a comunidade? Algumas organizações publicam suas finanças online, mas outras não. E todas deveriam fazer isso, caso você peça. Caso contrário, melhor evitá-las.

Quais são suas opções de voluntariado?

trabalho voluntário no exterior - Um simples copo de água pode ajudar as crianças, como essas em uma escola na Argentina

Um simples copo de água pode ajudar as crianças, como essas em uma escola na Argentina © Art of Backpacking

O trabalho voluntário poder ser feito basicamente em qualquer lugar: do seu país natal ao outro lado do planeta, e de uma cultura familiar até outra completamente diferente da sua. Porém, é importante escolher com cautela, e não a mais bonitinha. É vital, por exemplo, que suas habilidades possam ser usadas de forma efetiva e, sempre que possível, ensinadas e passadas adiante.

Pense no que você pode fazer para realmente causar um impacto – e não apenas o que você gostaria de ver. Tenha certeza de que você realmente poderá fazer o que o programa requer, ou seja, se o trabalho exige certas habilidades, do tipo construção ou algum tipo de força física e, se necessário, você receberá o treinamento adequado.

Ensino voluntário

  • Ensine na praia, ajudando as crianças locais a falar inglês, em Koh Samui, na Tailândia
  • Ensine inglês para crianças e membros da comunidade na tropical Costa Rica
  • Ajude a ensinar inglês aos monges noviços de Laos, e ajude a desenvolver a comunidade
  • Ensine arte para crianças de rua no Haiti e ajude a melhorar o futuro dos pequenos

Voluntariado com crianças

Os atrativos são muitos e você pode até ser bastante adequado para o projeto, mas voluntariado com crianças – especialmente em orfanatos – é, infelizmente, uma das áreas mais corruptas do voluntariado. É sim uma grande causa, e você pode ter tudo para se dar bem nela, mas há um fator psicológico que pode afetar as crianças pequenas envolvidas com uma constante mudança de pessoas ao redor delas.

Pior ainda são as pessoas que, vendo a grande demanda de trabalho em orfanatos, acabam criando instituições falsas para atender aos “turistas de orfanato”. Você pode ler mais sobre o voluntariado em orfanatos no site Better Volunteering Better Care, e lembre-se que tanto o UNICEF quando a Save the Children são contra trabalho de curto prazo em orfanatos.

Mas existem sim diversos programas éticos, tais como:

  • Oferecer apoio pessoal e educacional para crianças no Nepal
  • Ensinar esportes e oferecer aconselhamento pessoal para crianças em Malawi
  • Treinar esportes com crianças em Gana
  • Voluntariar com crianças em um acampamento global de verão com a CISV

Voluntariado de conservação

trabalho voluntário no exterior - Pondo a mão na massa com um programa de voluntariado

Pondo a mão na massa com um programa de voluntariado © Thomas Wanhoff

  • Explore a floresta tropical, corais de recife e as belas praias de Belize, enquanto monitora e coleta dados sobre as espécies de mamíferos, anfíbios e aves
  • Faça parte do projeto de restabelecer o legado de um ganhador do prêmio Nobel, ajudando a limpar os parques ao redor de uma capela classicista na República Tcheca
  • Aprenda como mergulhar (ou apenas melhore suas habilidades) e ajude nas pesquisas com tubarões-baleia, tartarugas e mantas na África do Sul
  • Ajude na conservação da vida selvagem no Big5 Game Reserve, em Malawi, a apenas 10 minutos de Victoria Falls

Voluntariado com animais

Infelizmente, os animais também acabam sendo vítimas de organizações gananciosas pelo mundo. Não faltam santuários falsos por aí, com animais sendo maltratados para depois serem “resgatados” por voluntários. Seja o que for, se houver elefantes onde você estiver, não ande neles.

  • Ajude na conservação de tartarugas marinhas, monitorando e libertando filhotes, na Costa Rica
  • Aprenda mais sobre os grandes tubarões brancos na África do Sul, e ajude a coletar dados e ovos
  • Auxilie na reintrodução de guepardos na África do Sul
  • Ajude cães e gatos de rua na Tailândia

Voluntariado em comunidades

trabalho voluntário no exterior - Ajudando comunidades por meio da educação no Nepal

Ajudando comunidades por meio da educação no Nepal © Idex World

  • Ajude as comunidades locais na Tanzânia, ensinando e ajudando com projetos de prevenção ao HIV e de cuidado com idosos
  • Faça parte de projetos de construção e reforma de sistemas de tubulação de água e iniciativas de agricultura em Fiji
  • Auxilie em projetos comunitários para ajudar a melhorar as instalações rurais de educação e saúde, e more em um lindo vilarejo tropical em Madagascar
  • Contribua para a comunidade em Kerala, na Índia, trabalhando em diversos projetos de educação e renovação

Organizações éticas de volunturismo

Todos os programas acima vêm das seguintes organizações, todas cujo trabalho oferecem oportunidades éticas, sustentáveis e com apoio local para os voluntários. São elas:

GVI

Trabalhando juntamento com organizações como Save the Children, Cruz Vermelha, WWF, SANParks e The Jane Goodall Institute, a premiada GVI oferece programas de voluntariado necessários e éticos.

Grassroots Volunteering

Grassroots Volunteering organiza uma variedade de organizações independentes e éticas ao redor do mundo. Foi fundada em 2011 como uma maneira de inverter a imagem de mercadoria do trabalho voluntário, e de encorajar os viajantes e realmente apioarem e conectarem-se com os locais que visitam e amam.

CISV

CISV é um instituito internacional de paz e educação que trabalha para unir crianças e adolescentes do mundo. Eles desenvolvem programas específicos que requerem um certo grau de comprometimento para garantir que haja uma relação entre a criança e o voluntário. Saiba mais sobre a CISV e como funciona a parceria com a momondo.

STA

trabalho voluntário no exterior - Existem santuários para todo tipo de animais pelo mundo inteiro

Existem santuários para todo tipo de animais pelo mundo inteiro © Idex World

STA Travel é uma agência de viagem internacional que oferece diversos projetos de voluntariado, de comunitários a esportivos, de animais a conservação. Quando se trata de animais, eles possuem uma política bastante rígida, e trabalham em parceria com a Global Welfare Guidance for Animals in Tourism da ABTA, e com a The Born Free Foundation.

The National Trust

The National Trust é ums instituição de caridade britânica que trabalha com a International Trusts Organisation, reunindo mais de 60 projetos de conservação histórica, dedicados a preservar o patrimônio mundial.

Pod Volunteer

Pod Volunteer é uma organização sem fins lucrativos que organiza projetos de voluntariado éticos e com apoio local pelo mundo. Com um site extretamente transparente, eles oferecem programas selecionados que são sustentáveis, monitorados e dirigidos conforme as necessidades do projeto, e não as suas próprias ou a demanda de voluntários.

ChildSafe

trabalho voluntário no exterior

A, B, C…© Idex World

ChildSafe é um movimento que trabalha para proteger crianças e jovens no mundo. Possuem uma longa lista de organizações que são membros da sua própria ChildSafe Alliance; um banco de dados com organizações éticas de voluntariado no Camboja, Tailândia, Nepal, Filpinas, Egito, Quênia, Honduras, Vietnã e Índia, todas com foco em crianças e adolescentes.

Se por um lado pode parecer quase como um campo minado, o volunturismo pode ser bem feito em poucos passos. Saber que você fez sua pesquisa e está 100% certo do que está fazendo é realmente necessário, e de que não vai prejudicar a comunidade que estará tentando ajudar – algo que vai garantir a sua satisfação e o senso de dever cumprido.

Encontre um projeto que lhe atraia, algo ao mesmo tempo sustentável e realista em termos do que você é capaz de fazer, e que realmente beneficie a comunidade local.

Aproveite para conferir nossas dicas para viajar sozinho e depois, se bater a empolgação, por que não embarcar em um mochilão pela Europa?

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta