Sabe aquela ilha mágica com a qual você sempre sonhou? Ela existe! Veja nosso guia com as melhores ilhas do Pacífico Sul e boa viagem!

ilhas do pacifico - Moorea – um daqueles lugares que parecem impassíveis ao restante do mundo © Tahiti Tourism
Moorea – um daqueles lugares que parecem impassíveis ao restante do mundo © Tahiti Tourism

É seguro dizer que na Polinésia estão alguns dos lugares mais idílicos do mundo. Dentre esses, as ilhas do Pacífico Sul destacam-se como autênticas pérolas da região. A seguir, veja nosso guia com as melhores ilhas do Pacífico Sul.

Rarotonga, Ilhas Cook

ilhas do pacifico - A música é parte essencial do estilo de vida Rarotonga

A música é parte essencial do estilo de vida Rarotonga

Rarotonga é daquelas mais que típicas ilhas do Pacífico. Pra começar, nenhum prédio pode ser mais alto que um coqueiro (por lei), e quase sempre existe mais trânsito de porcos e galinhas na hora do rush do que de carros. Mas não que seja tudo parado e sem graça por lá – ao contrário, existe uma variedade de cafés, bares e restaurantes que criam uma cena social das mais animadas à sombra das grandes montanhas e lindas lagoas.

Mas é o povo de Rarotonga sua melhor qualidade – eles estão entre os mais simpáticos e carismáticos moradores da região do Pacífico.

Encontre passagens para Rarotonga

Santo, Vanuatu

ilhas do pacifico - Espiritu Santo, mais conhecido como Santo, é uma das pérolas de Vanuatu

Espiritu Santo, mais conhecido como Santo, é uma das pérolas de Vanuatu

Muitos turistas não vão além da ilha principal de Vanuatu, Efate, que de fato é um lugar lindo. Mas para uma experiência mais autêntica em Vanuatu, embarque em um voo rápido (menos de uma hora) até a serena ilha de Santo. Rodeada de selvas densas que cobrem as costas das montanhas, e com lindas praias de areia clara à disposição, Santo parece como a fronteira final.

Lá você vai encontrar moradores que vivem inteiramente da terra, do mar e dos incríveis buracos de água azul espalhados pela floresta intocada, dando ao local uma cara de cenário de “Avatar”. E se pode parecer primitiva às vezes, Santo também conta com resorts cinco-estrelas que vão agradar os visitantes mais exigentes.

Aitutaki, Ilhas Cook

ilhas do pacifico - Aitutaki, nas Ilhas Cook – um destino com natureza imaculada na Polinésia

Aitutaki, nas Ilhas Cook – um destino com natureza imaculada na Polinésia

Se Bora Bora ganha fama mundial por sua ilustre lagoa – a gigante lagoa triangular de Aitutaki é tão impressionante quanto – menos a infinidade de resorts cinco-estrelas. Na verdade, todo o território da linda e imaculada lagoa de Aitutaki é de propriedade de famílias locais. O desenvolvimento não chegou por lá – é preciso fazer tour diurnos até as ilhas isoladas, ou navegar por entre as águas.

Habitada por meras 1.400 pessoas, as municipalidades são tão bem cuidadas que parecem saídas do universo dos Smurfs. Há alguns poucos e famosos bares para tomar um coquetel gelado enquanto molha os pés em uma lagoa (não deixe de conferir o Aitutaki Restaurant & Bar). Mas não espere uma vida noturna agitada – Aitutaki dorme cedo.

Ilha Ghizo, Ilhas Salomão

ilhas do pacifico - A Ilha Ghizo é a peça principal das Ilhas Salomão

A Ilha Ghizo é a peça principal das Ilhas Salomão ©Jessica Douglas

A vida ainda é selvagem e básica nas Ilhas Salomão. Apesar da proximidade com a Austrália, poucos turistas australianos de fato visitam o local, e passam voando direto para Fiji ou Vanuatu. O conflito civil que afetou o país há uma década certamente dissuadiu os viajantes, mas isso é coisa do passado. Hoje, a Ilha Ghizo possui os melhores elementos de uma ilha do Pacífico, além de ser o point central de Western Provinces, a região mais bonita de Salomão.

Lá estão também alguns dos melhores pontos de surfe do Pacífico – além de um ambiente perfeito para mergulho, com visibilidade superior a 20 metros. Sem falar nos muitos navios e aviões naufragados da Segunda Guerra – ou seja, muito para explorar e descobrir.

Ilhas Yasawa, Fiji

ilhas do pacifico - Yasawas – o destino perfeito para se desligar do cotidiano

Yasawas – o destino perfeito para se desligar do cotidiano

Ainda que sejam um grupo de ilhas e não uma ilha individual, as Yasawas devem ser incluídas no roteiro, pois são elas que geralmente estampam os catálogos de viagem de Fiji. Vitu Levu, a principal ilha de Fiji, tem aspectos lindos mas também pontos feios (como Nadi). Entretanto, as ilhas Yasawas, bem a sudoeste de onde você aterrissa em Nadi, são um paraíso em comparação – com mar absurdamente azul e praias brancas sem fim.

Sem turismo terrestre até 1986, os moradores de Yasawas vivem em pequenos vilarejos pertinho da praia. As opções de hospedagem variam de ilhas privativas cinco-estrelas até cabanas simples para mochileiros.

Moorea, Polinésia Francesa
ilhas do pacifico - Nade com peixes nas águas transparentes de Moorea

Nade com peixes nas águas transparentes de Moorea

Se o Taiti em si sofre com trânsito caótico e tem uma das cidades menos bonitas do Pacífico (Papeete), basta pegar uma balsa de 40 minutos para ter a imagem que você sempre imaginou e sonhou do Taiti.

Moorea resume bem a perfeição da Polinésia, onde montanhas espetaculares tocam o céu e se encontram com maravilhosas lagoas a milhares de metros abaixo. A vida por lá é simples e inabalada pelo turismo. Talvez você reconheça Moorea em filmes como “O Grande Motim”.

Prepare-se para condições de surfe perfeitas, o melhor campo de golfe da Polinésia e locais inacreditáveis para nadar entre golfinhos e arraias.

Savaii, Samoa

ilhas do pacifico - O tempo parece que parou na Ilha Savaii, em Samoa

O tempo parece que parou na Ilha Savaii, em Samoa

A Polinésia de antigamente pode ser encontrada em sua forma mais pura em Samoa. Enquanto outros grupos de ilhas da Polinésia agregaram os estilos ocidentais da Nova Zelândia, França e Estados Unidos, a vida segue como sempre foi em Samoa. Chefes soberanos comandam o país, moradores vivem em cabanas sem paredes chamadas “fales”, e tudo pára aos domingos para os banquetes de Samoa. Savaii fica a apenas uma hora de barca da ilha principal de Upola.

Prepare-se para ver uma ilha onde o tempo corre lentamente, que praticamente pára. Basta escolher entre locais perfeitos de mergulho ou surfe, ou uma área para fazer belas caminhadas na natureza. Outras atrações incluem centros de reabilitação de tartarugas e algumas das mais lindas cachoeiras do Pacífico. Parece tudo muito idílico? Pois, de fato, é.

Mare, Nova Caledônia

ilhas do pacifico - Mare - uma linda, às vezes subestimada, ilha não muito longe de Nova Caledônia

Mare – uma linda, às vezes subestimada, ilha não muito longe de Nova Caledônia

É difícil acreditar que as Ilhas Lealdade, em Nova Caledônia, sejam tão perto da Austrália. Abrigada entre a segunda maior barreira de corais do mundo, Mare é a ilha que o mundo esnobou. Os navios de cruzeiro passam ao lado de Lifou e, mais ao sul, Isle of Pines, mas Mare possui apenas algumas opções básicas de hospedagem. Mas continua sendo uma das ilhas mais bonitas da região. Um atol de corais erguido, Mare é lar de algumas das mais belas praias do Pacífico Sul. Também é rodeada por lindas lagoas e imensos penhascos.

A paisagem de Mare realmente impressiona – ao longo de toda a ilha, rochas de corais fossilizadas combinam com grutas e piscinas de água fresca mais frias que a temperatura da lagoa. Assim como nas Ilhas Ghizo, Mare é também um dos melhores pontos de mergulho da região.

Niue

ilhas do pacifico - Paz e natureza estonteante na Caverna Avaiki, na Ilha de Niue

Paz e natureza estonteante na Caverna Avaiki, na Ilha de Niue

É um dos menores países do mundo e sua indústria turística é praticamente inexistente. Poderia este ser o último paraíso perdido? Com meros 260 quilômetros quadrados de tamanho, Niue é realmente pequenina. A etiqueta local diz que se alguém está na praia, é melhor você seguir andando, porque lá ninguém gosta de aglomerações.

Mas não se engane – Niue é cheia de enseadas arenosas, então não vão faltar lindas praias para praticamente tê-las para si mesmo. Jogue-se ao mar aberto e nade entre golfinhos e baleias. Se preferir uma companhia humana, há alguns milhares de simpáticos moradores, que rapidamente se tornarão seus melhores amigos.

Tanna, Vanuatu

ilhas do pacifico - A paisagem vulcânica de Tanna é uma vista para contemplar

A paisagem vulcânica de Tanna é uma vista para contemplar

Tanna é outra ilha em Vanuatu que fica a menos de uma hora de voo da capital Port Vila. Trata-se de uma das ilhas mais misteriosas do mundo. Entre suas curiosidades: os “cargo cults” ainda moram nas mesmas ocas na floresta em que sempre viveram, e alguns deles cultuam o Prince Philip (sim, o marido de Elizabeth II – depois que ele passou por lá em 1974)!

Tanna também sedia alguns dos vulcões ativos mais acessíveis do mundo. Faça um tour e, no caminho, passe pelos nativos que vão abanar com entusiasmo, até chegar ao Monte Yasur, onde poderá caminhar à beira do vulcão ativo e espiar dentro da cratera, enquanto lava do tamanho de um carro espirra no ar.

Procurando mais inspiração? Confira nosso Guia completo de viagem para Bali na Indonésia.

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.