Cicloturismo: Tanto para os ciclistas profissionais quanto os esporádicos, essas belas e desafiadoras trilhas de bike vão inspirar qualquer um a sair por aí explorando o mundo sobre duas rodas

cicloturismo - trilhas de bike
Suba na sua bike e explore a Colorado Trail ou qualquer dessas trilhas de bike incríveis

Sua paixão por bike não tem fronteiras? Você é daqueles que não abre mão de dar umas pedaladas mesmo quando está viajando pelo exterior? Então inspire-se com essas incríveis trilhas de bike pra praticar o cicloturismo pelo mundo…

Ilhas Lofoten, Nordland, Noruega

cicloturismo - trilhas de bike europa - ilhas Lofoten

Só você, sua bike e a tranquilidade das ilhas Lofoten

Tranquilos vilarejos de pescadores, com típicas boathouses (casas-barcos) norueguesas, em meio a águas geladas e uma paisagem montanhosa imponente – a rota Vestfjord por entre as Ilhas Lofoten é um cenário de tirar o fôlego.

Aprecie o silêncio das suas duas rodas e uma quase solidão ao passar pela costa intocada s seus poucos povoados rústicos. Para completar sua experiência escandinava, programe sua viagem para ver de perto o Sol da Meia-Noite durante os meses de verão.

Melhores neses: Maio – Julho
Grau de dificuldade: Fácil

O Caminho da Morte, Yungas, Bolívia

cicloturismo - trilhas de bike - Caminho Morte, Bolivia

Sinta-se vivo no Caminho Morte boliviana

Encare a morte de frente com o apropriadamente apelidado “Camino de la Muerte” (Caminho da Morte), considerada uma das rotas de ciclismo mais perigosas do mundo. Dica: os guias da Gravity Bolivia criaram um tour de bike pelo Caminho da Morte bastante seguro e, por isso mesmo, popular.

Pedale por entre as nuvens espessas de névoa e poeira, do alto de La Cumbre por entre a floresta Amazônica, cascatas, e muito perto de precipícios apavorantes. É bem possível encontrar pelo caminho lhamas, caminhões que te forçam a fugir para o acostamento, e mesmo ciclistas que se arriscam tirando selfies – mas cuidado sempre com a estrada!

Melhores meses: Abril – Novembro
Grau de dificuldade: Moderado, desde que você seja um ciclista destemido!

Ciclovia Van Gogh – Roosegaarde, Eindhoven, Holanda

cicloturismo - trilhas de bike - Eindhoven, Holanda

Sinta-se voando pelo céu estrelado com a rota de Van Gogh

Esteja você já pedalando pela rota de ciclismo Van Gogh ou à procura de uma atividade enquanto visita Eindhoven, você encontrará no caminho entre Van Gogh – Roosegaarde uma opção perfeita para sonhar acordado enquanto estiver sobre duas rodas.

O curto caminho de 600 metros, situado entre o moinho Opwettense em Nuenen e o moinho Collse em Eindhoven, ambos retratados em obras de Vincent Van Gogh, é um verdadeiro museu a céu aberto que inspirou o famoso artista. À noite, a rota fica ainda mais bonita, com as luzes das bikes transformando a paisagem quase em uma obra de arte, junto com pedras solares que brilham e se transformam como em uma réplica de “A Noite Estrelada” de Van Gogh.

Melhores meses: Todo o ano
Grau de dificuldade: Fácil

Whistler, British Columbia, Canadá

cicloturismo - trilhas de bike - Montanha de Whistler, Canadá

Entre por entre as densas florestas da Montanha de Whistler

Suba para até 2.000 metros em Whistler, onde duas montanhas disponibilizam centenas de trilhas de bike e uma descida livre em um parque de mountain bike. A vista que se se tem ao descer pela montanha é espetacular, com densas florestas, o Lost Lake (Lago Perdido) e o Whistler Valley.

As trilhas do Lost Lake são um ótimo lugar para começar, por terem vários caminhos fáceis, bem cuidados e perto da Village, o point animado de Whistler. Dirija com cautela e cuidado com os ursos!

Melhores meses: Maio – Outubro
Grau de dificuldade: Fácil – Difícil

Rim Trail, Grand Canyon, EUA

cicloturismo - trilhas de bike - Grand Canyon, EUAO Grand Canyon não precisa de apresentação; explore a área sob uma nova luz, pedalando ao entardecer e vendo o colorido cânion mudando de cor, de rosa a amarelo e laranja durante o dia. Uma rota simples pode ser acessada a pé ou de bicicleta, sempre com vistas incríveis ao longo dos 20 quilômetros da Rim Trail. Quando agendar seu passeio de bike, preste sempre atenção nas trovoadas no verão, e no piso escorradio de gelo durante o inverno.

No Hopi Point, o ponto mais ao norte da trilha, as vistas são ainda mais espetaculares e completas, perfeita uma foto panorâmica no por do sol.

Melhores meses: Todo o ano
Grau de dificuldade: Fácil

Carretera Austral, Ruta CH-7, Chile

cicloturismo - trilhas de bike - Carretera, Austral

Siga a rodovia e você chegará ao lindo Lago Carrera General

Pedalando pela Patagônia Chilena, a Carretera Austral, que sai de Puerto Montt, dispõe de uma trilha de bike com paisagens nada menos que espetaculares. Porém, ela é tudo menos uma “estrada” – com pouca pavimentação e cheia de buracos. Estique as pernas na Reserva Natural do Lago General Carrera, onde os Andes parecem se encontrar com o lago azul-celeste que flutura sobre a fronteira com a Argentina.

A rota termina na Villa O’Higgins, mas vale a pena embarcar em um barco para desbravar as águas aquamarinas da região – o Glaciar O’Higgins é impressionante e fará você testemunhar a força da Terra em ação.

Melhores meses: Janeiro – Março
Grau de dificuldade: Moderado – Difícil

Via expressa Shimanami Kaido, da Ilha Honshu à Ilha Shikoku, Japão

cicloturismo - trilhas de bike - Shimanami Kaido, Japão

Pedalar no Japão na rota Shimanami Kaido é quase brincadeira de criança

Pedale por entre Mar Interior de Seto, cruzando seis ilhas, passando por vilas de pescadores e uma abundância de árvores Hassaku, conectadas por imensas pontes suspensas ao longo de Shimanami Kaido (via expressa pedagiada).

Mesmo que você não entenda japonês, há indicações detalhadas pela rota, para seguir de Imabari até Onomichi e programar uma trilha de bike simples de um dia. Rotas de ciclismo “off-road” podem despertar seu espírito aventureiro para descobrir uma das ilhas menores, onde você poderá esbaldar-se com frutos do mar e passar uma noite em um ryokan (típica hospedaria japonesa).

Melhores meses: Julho – Setembro
Grau de dificuldade: Fácil – Moderado

Route des Grandes Alpes, Alpes Franceses, França

cicloturismo - trilhas de bike - Alpes Franceses

Prioridade para os residentes bovinos dos Alpes Franceses…

Das margens Lac Léman às praias arenosas da Côte d’Azur, paisagens dignas de cartão postal com picos nevados, vales alpinos e o charme costeiro pontuam os 684 quilômetros da Route des Grandes Alpes.

O ciclista gourmet vai poder saborear queijos de Saboia como Reblochon e Beaufort produzidos nos altos dos Alpes, além de reidratar-se com os vinhos locais; enquanto outros poderão preferir economizar energia par conquistar a ingreme Col de l’Izoard. De barriga cheia ou não, as estradas sempre ventosas serão desafio para qualquer um!

Melhores meses: Junho – Outubro
Grau de dificuldade: Difícil

De Putney a Weybridge, Grande Londres, Reino Unido

cicloturismo - trilhas de bike - Rio Tâmisa

Fuja do caos da cidade e aproveite uma rota rural ao longo do Rio Tâmisa

Se você estiver em Londres, fuja da poluição e faça um passeio pelo oeste dos rios Tâmisa e Wey. Lá, os ônibus de dois andares da cidade são substituídos pela balsa em Hampton, os prédios substituídos por chalés de madeira, e a complicada rede de ruas e avenidas substituída pelo labirinto do Hampton Court Palace.

Depois, faça uma pausa e dê uma trégua para a sua bike, enquanto saboreia ostras frescas à beira do rio no pub The Anglers em Walton-on-Thames, Surrey.

Melhores meses: Maio – Agosto
Grau de dificuldade: Moderado

Estrada de Pamir, Cordilheira Pamir, Tajiquistão/Quirguistão/Afeganistão/China

cicloturismo - trilhas de bike - Pamir

As montanhas da Cordilheira Pamir acompanham você durante a aventura pela estrada Pamir

Sob a sombra do “telhado do mundo”– o nome local para as Montanhas Pamir na fronteira do Tajiquistão, Quirguistão, Afeganistão e China – sinta-se invencível pedalando e refazendo os passos de antigos comerciantes pela rodovia de Pamir, também conhecida como M-41.

Quando sua viagem começar, deixe o conforto moderno de Dushanbe, a capital do Tajiquistão, e siga o caminho do Rio Panj que faz fronteira com o Afeganistão, e tente avistar as ovelhas Marco Polo no vasto Corredor de Wakhan, antes de chegar à cidade de Osh, no Quirguistão. A rota que parece não ter fim continua, revelando montanhas verdes repletas dos típicos yurts brancos que contrastam com as margens alaranjadas do Lago Issyk Kul.

Melhores meses: Maio – Outubro
Grau de dificuldade: Difícil

Caminho de Santiago, Galícia, Espanha

cicloturismo - trilhas de bike - Caminho de Santiago

Por fé ou por prazer, fazer o Caminho de Santiago será algo inesquecível

Comece sua peregrinação como um ‘bicigrino’ (peregrino sobre rodas) ao longo do Caminho Francês, uma das várias rotas populares do Caminho de Santiago. Amarre uma concha vieira, símbolo da peregrinação, e saia de Pamplona, conhecida por sua famosa e anual Corrida dos Touros, em direção à cidade de Santiago de Compostela.

Deixe todas as suas preocupações na famosa escultura de Alto del Perdon e pedale por entre oliveiras e vinhedos. A tradição diz para deixar uma pedra na Cruz de Ferro, iluminando seu espírito para continuar o caminho pelas verdejantes Montanhas da Galícia. Depois de passar por fazendas e florestas, você vai pedir por um break e uma comidinha típica da Galícia (do tipo polvo com batatas) no O Cebreiro. Depois, no Monte de Gozo, você já vai ver os picos da Catedral de Santiago de Compostela pela primeira vez – ou seja, você conseguiu!

Melhores meses: Maio – Junho
Grau de dificuldade: Moderado

Otago Central Rail Trail, Ilha Sul, Nova Zelândia

cicloturismo - trilhas de bike - Otago Central Rail Trail

O deslumbrante desfiladeiro de Roxburgh na Otago Central Rail Trail

Na South Island da Nova Zelândia, o verão colore a paisagem de dourado, a primavera distribui tons de roxo com seus pés de tomilho, e o outono e inverno trazem árvores avermelhadas e fogueiras constrastando com os céus azuis e montanhas nevadas. Histórico local de extração de ouro, a trilha de Otago – mistura de ferrovia e ciclovia – é um paraíso para os ciclistas que podem passar por entre túneis e sobre viadutos, desbravando vastos terrenos e lindos desfiladeiros como o de Roxburgh.

Refresque-se com uma bebida na Chatto Creek Tavern – descanse nas redes ou envie seus cartões-postais no menor posto dos correios da Nova Zelândia. Encerre a trilha com uma boa refeição com à base de peixeis locais e saia encantado com a hospitalidade do sul do país.

Melhores meses: Novembro – Março
Grau de dificuldade: Fácil

Rajastão, Índia

cicloturismo - trilhas de bike - Rajastão

Troque as ruas azuladas de Jodhpur pela estrada aberta montado na sua bike

Deixe encantar-se pelo charme do norte da Índia e explore os segredos de Rajastão de bicicleta. Monte suas trilhas de Jodhpur até Udaipur conforme seu desejo de ver palácios grandiosos e vilarejos rústicos.

Uma visita ao imponente Forte Mehrangarh, que se espalha por 120 metros das ruas pintadas de azul de Jodhpur, é só uma amostra da beleza que você vai encontrar ao longo do caminho – as mulheres Rabaris saindo da zona rural de Jojawar, os ricos detalhes dos Templos Ranakpur, o luxo do Palácio do Lago (Jag Niwas) em Udaipur…

Melhores meses: Outubro – Março
Grau de dificuldade: Moderado – Difícil

Colorado Trail, EUA

cicloturismo - trilhas de bike - Colorado, EUA

Pedalando em meio à natureza do Colorado

Do Cânion Waterton até Durango, prepare-se para uma trilha que mergulha nas altas paisagens do estado norte-americano do Colorado. Não deixe de ver de perto o verde dos lagos no alto do estonteante Vestal Peak. Faça uma parada para reabastecer na cidadezinha de Leadville ou relaxe nas águas termais de Chalk Creek.

Tenha à mão um mapa da trilha e atente para os eventuais desvios para evitar passar pelas seis Wilderness Areas, que são proibidas para bicicletas.

Melhores meses: Julho – Agosto
Grau de dificuldade: Moderado

Pesquise as melhores passagens e estadias aqui.

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.