Uma nova tendência entre os jovens europeus é colocar o pé na estrada antes de começar sua fase universitária. Esse meio tempo entre o ensino médio e a faculdade permite o jovem adquirir novas experiência que não poderia ter dentro do ambiente escolar, assim conquistando novos valores úteis para sua futura carreira profissional.

O contato com novas culturas e a experiência de viver em outras regiões pode ser fundamental na escolha profissional de qualquer pessoa. Por estar passando pela fase de amadurecimento um intercambio tem uma forte influência na vida dos jovens. Um fato é verdade, qualquer viagem transforma nossa maneira de ver as coisas e enxergar o mundo. Mas quais benefícios um jovem pode ter ao viajar antes de iniciar sua vida acadêmica?

Com certeza você conhece alguém que começou a fazer uma faculdade e de repente descobre que aquele curso não tem nada a ver com sua personalidade, isso pode acontecer até mesmo com quem já se formou e atua naquela profissão. Pode ser que alguém que fez direto, mude para medicina, ou ciência da computação, outros podem partir para mudanças mais radicais como comércio no exterior ou serviço voluntário em diversas áreas.

Essa mudança tende a acontecer quando a pessoa escolhe um curso quando ainda é muito jovem e não teve experiência suficiente para saber o que mais gosta de fazer. Quem já foi adolescente sabe como existe uma pressão para escolher a para profissão para vida toda. Mais tarde percebemos que essa pressão não faz sentido nenhum principalmente escolhendo uma área que não nos sentimos bem. Se a nossa vida passa por constantes mudanças, na vida profissional não ia ser diferente.

É claro que morar em um país de primeiro mundo facilita esses jovens europeus a buscar novas experiência antes de ingressarem na faculdade só para cumprir um prazo, mas esse novo padrão abre espaço para discussão do tema no mundo todo. Levantando novas questões que merece uma consideração: Será que compensa escolher um curso só para cumprir o prazo? Será que a escolha duma carreira deve ser tomada às pressas?

É bom lembrar que cada um sabe suas condições, mas caso deseja sair da típica rotina e pressão de ganhar experiência pessoal antes de procurar abrir portas profissionais, você não está sozinho no mundo. Você poderá ter muitas experiência incríveis ao pegar sua mochila e sair viajando pelo mundo, saiba que já existe muita gente com o pé na estrada antes mesmo de começar a fazer faculdade.

MAS COMO VIAJAR SEM DINHEIRO?

Nesta fase da vida nem todo estudante tem dinheiro para sair viajando, principalmente porque no Brasil nem todo jovem trabalha e, quando trabalham, não são bem remunerados. Mas se você quer fazer uma viagem saiba que existem formas de conseguir uma viagem sem gastar muito em intercâmbios pagos como muitos fazem.

Para aguçar seu interesse em intercâmbios gratuitos no exterior temos duas dicas que você pode procurar saber mais; uma delas é sobre como trabalhar em hotéis e morar em outros países sem pagar nada, ou ainda fazer trabalhos voluntários em fazenda ao redor do mundo pela WWOOF. Nesses projetos você poderá ter moradia e alimentação gratuita tendo também a possibilidade de entrar em contato com novas culturas e idiomas, o que faz com que você se sinta cada vez mais maduro para enfim poder escolher sua futura profissão.

Outras opções gastando menos permite o viajante trabalhar e estudar legalmente no exterior, o atrativo dessas opções é trabalhar em meio período de modo voluntário ou recebendo uma pequena remuneração. Aproveitando a outra parte do dia para estudar.

Você pode conhecer melhor a Au Pair, que tem várias agências que ajudam nesse processo, você pode conseguir um trabalho ajudando famílias com crianças em idade escolar nos seus deveres e na hora de laser. Nesse projeto você terá moradia legal no país, alimentação e transportes. Geralmente uma vaga no Au Pair tem período de um ano, para saber mais sobre essas agências você pode procurar informações na internet, escolha uma com referência.

 

O QUE POSSO APRENDER NUM INTERCÂMBIO

Ao entrar em contato com novas culturas seu conhecimento pessoal vai aumentar, conhecer seus limites, aprender lidar com as pessoas e se tornar uma pessoa mais dinâmica. Assim você estará em melhores condições de escolher a carreira de sua vida.

Conviver com outras pessoas diferentes do que está acostumado te ajudará a dar mais valor seu investimento na carreira acadêmica, vai poder saber como sua profissão será útil para outros e trabalhar com mais gosto.

Talvez você já saiba qual profissão escolher, mas num intercâmbio você vai descobrir novas técnicas que podem ser aplicadas em sua profissão que ainda não é usada no seu país, ou até mesmo ajudar estrangeiros com a experiência de seu próprio país.

Aprender respeitar outras culturas te ajudará lidar melhor com seus colegas da faculdade, professores e companheiros de profissão. Terá um amplo leque de oportunidades por se tornar fluente em outros idiomas.

Vai poder desenvolver a independência financeira e saber como usar sabiamente seus recursos sem desperdícios.

UMA EXPERIÊNCIA PARA VIDA TODA

Se você é jovem e tem condição de viajar antes da universidade saiba que você vai se lembrar e levar essa experiência para sempre, pois além de todos benefícios profissionais e pessoais, ficará boas lembranças da melhor época de sua vida.

Antes de terminar o ensino médio converse sobre essas possibilidades com seus colegas de classe e professores, a participação dos pais também é fundamental. Monte grupos de discussão e pesquisas na sua escola de modo que juntos analisem todas possibilidades. Agora que já sabe por que você deveria viajar antes da faculdade é hora de colocar um plano em ação para também fazer parte dessa tendência europeia.

Fonte: Guia Viajar Melhor

Se curtiu, compartilhe com seus amigos!

Clique Aqui e se inscreva para o curso “Como Se Tornar Um Nômade Digital

Você vai gostar também:

7 vantagens de ser um Nômade Digital

Como viajar barato pelo mundo

Porque Chiang Mai é a cidade preferida dos Nômades Digitais

Gostou desse artigo? Continue recebendo nossos posts, dicas e e-books gratuitos!

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.